Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel em 2023?

Quando chega a tão esperada hora de comprar um imóvel, é comum que algumas pessoas optem pelo financiamento imobiliário. Então vem a dúvida “Como arcar com o valor da entrada?”. 

Atualmente, muitas pessoas se perguntam como usar o FGTS para financiar a casa própria. É comum fazer o uso dessa oportunidade para sair de uma vez do aluguel. Contudo, para se inscrever no projeto é fundamental cumprir as regras.

O saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vai muito além do saque-rescisão, aniversário ou aposentadoria. Ainda que alguns trabalhadores não saibam, o benefício pode ser usado no financiamento da casa própria. 

Antigamente o FGTS podia ser investimento no financiamento apenas de imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O antigo modelo se limitava a unidades com valor máximo de R$ 1,5 milhão, por juros de até 12% ao ano, além de ser parcialmente custeado por recursos da caderneta de poupança.

Porém agora, os trabalhadores também podem usar o saldo para abater as prestações do imóvel, também no valor de 1,5 milhão, mas que seja financiado pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Para saber mais sobre como utilizar esse benefício para realizar o sonho de comprar o seu imóvel, confira todas as dicas que trouxemos neste artigo:

O que é o FGTS?

Esse benefício trabalhista foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica, com o objetivo de amparar os trabalhadores, sobretudo aqueles que foram surpreendidos por uma demissão sem justa causa. 

O FGTS é uma espécie de poupança formada durante o período de carteira assinada, no qual o empregador fica responsável por recolher e pagar uma alíquota de 8%, que deve ser descontada da folha de pagamento. Este é um benefício de direito dos trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais. 

Algumas regras:

Para conseguir fazer o saque e usar o FGTS 2022 na compra do imóvel, o comprador deve atender os seguintes requisitos:

– Ter o mínimo de 3 anos de carteira assinada sob regime do FGTS

– Não ter outro financiamento ativo durante a contratação

– Não ser proprietário de outro imóvel na mesma cidade do imóvel

– Morar ou trabalhar no município em que deseja utilizar o FGTS para compra de imóvel.

– Requisitos para o imóvel

E é válido lembrar que além do comprador, o imóvel também deve respeitar algumas regras para se enquadrar ao uso do FGTS 2022:

– Deve ser avaliado em até 1,5 milhão de reais

– O imóvel deve ser em área urbana e destinado à moradia 

– Deve estar em condições habitáveis, sem problemas estruturais que comprometam a segurança

– Estar matriculado no Cartório de Registro de Imóveis da região e sem pendências judiciais ou tributárias

– O imóvel não pode ter sido comprado com o FGTS por até 3 anos anteriores à nova compra.

Como utilizá-lo em 2022?

Para realizar o financiamento do seu novo apartamento em 2022 será utilizado o sistema financeiro de habitação, onde é possível utilizar seu FGTS como parte do pagamento.

Será necessário comprovar ao menos três anos de renda estável que não sejam menores que 30% do valor total solicitado para a instituição financeira. 

Além disso, uma série de documentos serão solicitados e diferem dependendo do banco escolhido na hora de solicitar o financiamento do novo imóvel.

Entretanto, existe um padrão geral que serão solicitados em qualquer instituição ao longo da análise do acordo:

– RG;

– CPF;

– Comprovante de residência;

– Extrato do FGTS;

– Comprovante de renda;

– Para trabalhadores CLT: holerite;

– Para autônomos: Imposto de Renda, contrato de prestação de serviço ou outras maneiras de comprovar sua renda.

E ai, conseguiu entender tudo sobre o uso deste benefício? Explicamos todos os detalhes para você realizar um ótimo negócio na hora de financiar um apartamento em 2022. Agora, é hora de escolher o melhor para a conquista deste sonho.

Conte com a CREDLAR no processo de realização!

Ah, e não deixe de acompanhar nosso blog para mais artigos sobre o mercado imobiliário!

Entre em contato via WhatsApp

Plantão de vendas Praia Grande:

Plantão de vendas São Vicente:

Plantão de vendas Guarujá:

Administrativo: